sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA DE UMA RÁDIO PÚBLICA

Pretendo iniciar uma digressão arrojada e longa pelo universo da teorização sobre o SPR ( serviço Público de Radiodifusão) . Para começar, um aperitivo, brindo-vos com umas largas e apressadas pinceladas sobre o assunto. Trata-se de um texto no qual construo os fundamentos para uma hipotética rádio pública. A simulação tem como cenário Moçambique. Os dados utilizadas são, contudo, reais.
Mais especificamente, vamos tratar da rádio pública, procurando apresentar uma proposta de modelo de organização e estruturação. Importa, num primeiro momento, estabilizar dois conceitos que, a nosso ver, tem sido tratados de forma "flexível": serviço público de radiodifusão (SPR) e Rádio Pública. Aqui , e muito rapidamente, importa estabelecer que SPR é uma construção hiperonímica que pode desencadear e cobre uma determinada realidade, por exemplo, e no nosso caso, Rádio Pública. Assim, utilizaremos Rádio Pública no sentido de canal.
A partir daqui fica claro que quando se fala, por exemplo, de sustentabilidade financeira de uma Rádio Pública ou Canal de Rádio de Serviço Público detido por um SPR, não se está a imputar o ónus disso ao canal , uma vez que o canal em causa apenas concretiza um serviço muito específico de radiodifusão: uma emissão de " serviço público". Noutros termos, o serviço público que é constituído através de uma empresa ( pública) é que deve providenciar a sua sustentabilidade financeira. Olhando para a nossa realidade, significa que o canal de serviço público por excelência em Moçambique ( Antena Nacional e Emissores Provinciais da Rádio Moçambique- Empresa Pública) não tem como missão primária e exclusiva auto-financiar-se. A Empresa "Rádio Moçambique-EP" é que tem tal função. Finda esta pequena digressão por algo aparentemente marginal voltemos à construção da nossa hipotética rádio pública, analisando as questões relativas à audiência. A quem se destina a Rádio? Quem a ouve?
I. o auditório
Vamos considerar três aspectos: a) peso do auditório na programação; b) identificação do auditório; c) línguas de comunicação. Destes três aspectos, o comandante é a identificação do auditório. Este aspecto corresponde à uma formulação teórica, geral, enquadrada nos estudos sobre a audiência e na sua relação com os conteúdos. Por outro lado, a identificação do auditório está relacionada com os decisores num determinado meio sócio-geográfico e histórico. Ou seja, antes de analisar o peso do auditório ( alínea a) numa programação, exige o rigor metodológico que discutamos previamente, pelo menos, quem é esse auditório.(continua)
Nota:
A bibliografia será apresentada no fim.

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