quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

VIAJANDO PELO MUNDO


É o nome de um programa que produzi durante vários anos no principal canal da Rádio Moçambique ( antes Emissão Nacional, agora Antena Nacional). Como se advinha a partir do nome, Viajando pelo mundo levava o ouvinte a conhecer o mundo através de entrevistas, reportagens, textos lidos e música.

Hoje decidi reutilizar ( salvaguardando os devidos direitos de autor) o nome apenas no fino propósito de designar a série que hoje inauguro. Serão umas dezenas de postagens sobre Moçambique, sul de Moçambique ( o tal do mundo que é viajado). Deixarei aqui dados sobre algumas localidades obtidos no local em conversa controlada. Tudo com fotos. Começo com Ressano Garcia. No mapa, estaria próxima do limite norte entre Moçambique e Swazilândia, na fronteira com a África do Sul.

BI

Ressano Garcia é um Posto Administrativo do distrito de Moamba. Situa-se a aproximadamente 80 km da cidade de Maputo.

Tem Energia da Rede, 24 horas.

Línguas mais faladas: Xangana e Português

Rádio mais ouvida: Mungana Lonene FM ( África do Sul); Rádio Moçambique em OM ( não ficou claro que canal)

Televisão mais vista: Sabc e Tvm

Locutor mais apreciado: Roberto Mundlovo (emissor provincial da RM-EP)

Jornais lidos: Notícias, Zambeze, Magazine, Domingo, País

internet para o público: não há



sobre as fotos

Nas fotos vemos a imagem de parte da escola secundária de Ressano Garcia ( edifício principal, casa de professores e campo de futebol). O projecto foi desenvolvido pelo Padre Vicente e sua equipa.

1 comentário:

amosse macamo disse...

O Padre Vicente, grande homem de quem espero falar um dia porque o conheco, grande amigo de mocambique, quem conhece o bairro ferroviario, nunca se esquecera da obra que este la deixou, idem Mavalane e muitos outros....grande angariador de fundos para projectos concretos, grande educador, um humanista por excelencia