sexta-feira, 7 de novembro de 2008

RASTAFARI (3)



Evolução
O Rastafarianismo nasceu nos anos 30, na Jamaica, na esteira de reivindicações negritudistas nos Estados unidos e mais tarde na Jamaica. No início, foram principalmente pessoas da classe social muito pobre que adoptaram o rastafarianismo. Entre os mais destacados pioneiros avultam os nomes de Marcus Garvey e Leonard Howell. Aliás, alguma literatura refere mesmo que terá sido Marcus Garvey quem terá pré-anunciado a coração de Haillé Selassié, com as seguintes palavras: “: "Olhem para Leste, para Àfrica, onde um negro será coroado Rei." E assim foi, a 2 de Novembro de 1930, Ras Tafari Makonnen, foi coroado Rei, alegando descendência do Rei Salomão de Jerusálem e da Rainha Makeda de heba. Adoptou o nome de Haile Selassie I ("o poder da divina trindade") e foi designado 225º Imperador da dinastia Salomonica, Eleito de Deus, Rei dos Reis, Senhores dos Senhores, Leão Conquistador da Tribo de Juda. É assim que para muitos seguidores do movimento Rasta, Margus Garvey é tido como profeta.
O Movimento Rasta foi fortificando-se significativamente ganhando ao mesmo tempo alguma estabilidade. Com a visita de Haille Selassie a Jamaica em 1966 o movimento ganhou um impulso notável. Porém, nos meados dos anos 70, registou-se uma acentuada regressão, muito por culpa da morte de Selassie em 1975. Pensava-se, então, que seria o fim dos Rasta. No entanto, poucos meses depois, estourava nas paradas jamaicanas a canção de Bob Marley que “jah live” ( Desus está vivo) contragolpeando com estes versos:"Os imbecis dizem no seu coração / Rasta, o teu Deus está morto / Mas nós sabemos / Os dreads serão dreads hoje e sempre / Jah está vivo". A profecia de Bob Marley estava certa. Rapidamente, a música e o artista ganharam forte projecção e com eles ganhou o movimento. Foi a sua popularização, a sua consagração junto, principalmente, às massas humildes. Cedo passou-se a considerar o reggae a música dos oprimidos.
A rasta
Uma das principais características dos RastaFarianos são os cabelos trançados em anéis, os entrelaçados e a barba farta. Tal prática, como muitos pensam, não é originariamente jamaicana. Ela foi aproveitada de fotografias de alguns povos da África Oriental que usavam cabelo entrelaçado. Este hábito generalizou-se entre as comunidades Rasta na Jamaica por volta dos anos 30, passando em pouco tempo a ser uma das marcas mais identificativas dos membros do movimento. O cabelo, quando entrelaçado, recebe na gíria rasta várias designações: Janks, Nats, Lock, Dread, Bongo, entre outras.
No finzinho desta parte, vale a pena recordar algumas regras rasta. Estas regras tem raiz no pensamento de Marcus Garvey, Leonard Howell e Haillé Selassiè.
I. Segundo consta, Garvey, durante uma missa, terá dito
Temos fortes objecções em relação a alterações agudas da figura do ser humano, corte e escovamento [do cabelo], tatuagem da pele, cortes da carne.

2.Somos basicamente vegetarianos, dando uso escasso a certas peles animais, ainda assim proibindo o uso de carnes suínas de qualquer forma, peixes de concha, peixes sem escamas, caracóis, etc.

3.Adoramos e aceitamos mais nenhum Deus além de Rastafari, proibindo todas as outras formas de adoração pagã, apesar de as respeitarmos.

4.Amamos e respeitamos a irmandade da humanidade.

5.Desaprovamos e abolimos completamente o ódio, ciúmes, inveja, engano, fraude e traição, etc...

6.Não aprovamos os prazeres da sociedade moderna e os seus males correntes.

7.Temos a obrigação de criar uma nova ordem mundial de uma irmandade.

8.O nosso dever é expandir a mão da caridade a qualquer irmão/irmã que esteja em dificuldade, primeiramente aos que sejam Rastafarianos e só depois a qualquer humano, animal, planta, etc...

9.Somos aderentes das antigas leis da Etiópia.

Sem comentários: