domingo, 18 de janeiro de 2009

BIG BROTHER KOOL

Em Setembro-Outubro do ano passado a TIM ( Televisão Independente de Moçambique) surpreendeu o País anunciado e pondo no ar o KASAKOOL, o Big Brother Moçambicano. O primeiríssimo. Trata-se de um formato que é pretendido pelas televisões mais arrojadas e por demais universal. Vamos lá então partilhar o conhecimento sobre o BIG BROTHER ( Neste momento está no ar a nona edição do BBB Big Brother Brasil ( GLOBO), uma loucura autêntica.Os dados aqui apresentados fui busca-los ao Wikipédia.

Big Brother é reality show popular no qual, durante cerca de três meses, um grupo de pessoas (geralmente menos de 15) é mantido numa casa fechada. A casa onde decorre o Big Brother é vigiada 24 horas por dia por câmaras espalhadas por toda a casa. No programa (que é transmitido em directo e continuamente por canais fechados ou especializados) os participantes lutam por permanecer na casa até ao fim, candidatando-se a um valioso prémio em dinheiro e bens. Compete às audiências, através de votos, expulsar ou pescar participantes.

Em 1999, John de Mol, um executivo da TV holandesa, sócio da empresa Endemol, teve a ideia de criar um Reality Show onde pessoas comuns seriam seleccionadas para conviverem juntas dentro de uma mesma casa, vigiadas por câmaras, 24 horas por dia. O nome do programa foi inspirado no livro de Orwell: Big Brother (em alguns países o nome do programa é traduzido, noutros, como Brasil e Portugal, manteve-se o nome original).

O termo em inglês Big Brother surgiu devido à novela escrita por George Orwell, intitulada 1984. Big Brother (ou Grande Irmão como foi traduzido nas versões lusófonas do livro) é o líder que tudo vê da anti utópica Oceania, governante do mundo ocidental num futuro fictício. Representado pela figura de um homem que provavelmente na trama não exista, vigia toda a população através das chamadas tele telas, governando de forma despótica e manipulando a forma de pensar dos habitantes.

Em África, segundo o Wikipédia, antes de Moçambique ( Kasa Kool- TIM), apenas a televisão pa-africana Mnet e África do Sul ( Big Brother Africa , Big Brother South Africa) produziram um big brother.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de ver vários episódios dessa série...não apreciei!