domingo, 8 de fevereiro de 2009

CANHU, MARULA & ESTÓRIAS




A leitora Ju, em comentário, a propósito do texto e fotos da postagem anterior, diz que gostaria de ver a árvore de Canhu. E o próprio fruto. Não sendo difícil achar uma e outra, em Maputo, trago as fotos respectivas. E para não deixar passar em seco a ocasião, ficam ainda umas duas palavrinhas.

Ao CANHU, como se sabe, estão associadas crenças e rituais vários. É, pois, lugar comum que canhu tem propriedades afrodisíacas. Por essa razão, nas " comunidades", homens e mulheres bebem o canhu separados. Também sabe-se que o Canhu é uma bebida que relaciona de forma directa a sogra e o genro. Mas por motivos amistosos. Pois, é da tradição que a sogra é que prepara e oferece a bebida ao genro. Deste modo, a mãe está livre de perguntar à filha, no dia seguinte, qual terá sido o efeito. Ficando assim a par da vida mais íntima da filha.
Na internet, infelizmente, expremendo-se como se quer o Canhu, pouco sumo sai. Haverá melhores resultados se utilizar a entrada "marula". Como é conhecido canhu ( fruto), por exemplo, na África do Sul. Assim, o canhu(o)eiro ( a árvore) designa-se também marula tree. Daqui surgi o ou a Amarula, bebida industrializada mundialmente famosa e cujo símbolo é um elefante.

6 comentários:

Anónimo disse...

A minha dúvida era essa, se os dois nomes correspondiam à mesma árvore.
A árvore é muito bonita, é deslumbrante! Obrigada.
Ainda existem muitos embondeiros em Moçambique?
Um abraço

amosse macamo disse...

oh Ndapassoa, essa da sogra dar o canhu ao genro, como pretesto para falar da sexualidade com a filha apanhou-me desprevenido. nao sabia deste facto. e nao sabia mesmo.
interessante como a tradicao penetra as vezes naqueles campos dificeis de penetrar

Unknown disse...

GOSTARIA DE SABER SE AQUI NO BRASIL ALGUEM CULTIVA O CANHU POIS TENHO INTERRESE EM MUDAS DESTA PLANTA POR MOTIVOS RELIGIOSOS, SE NAO POSSUI A PLANTA SE ALGUEM POSSUI A FRUTA PARA VENDA.
gssaucedo@hotmail.com

Unknown disse...

Meu nome é Danilo e gostava de saber, o que acham de fazer ou produzir doces e biscoitos a base de sumo de canhu ou caju como forma de reaproveitar a fruta??? peço as vossas sinceras opinioes... Abraçoes e fiquem bem

joao disse...

Saudações, eu sou Moçambicano e vivo na capital Maputo, o que acontece, a Árvore de Canhu só cresce na região sul da África na parte sul da África Austral devido as condições Climáticas e e uma árvore semelhante ao Embodeiro e é remota em outros Climas

Lindinho Mugabe disse...

Existe sim, no norte de Gaza tem vários.