segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

VIAJANDO PELO MUNDO 2

Ressano Garcia, a primeira localidade retratada nesta nova e muito limitada série ( VIAJANDO PELO MUNDO), é atravessada pela auto-estrada Maputo-Witbank, que liga a cidade de Maputo a África do Sul. Ressano Garcia é uma vila fronteiriça. Que respira ao rítimo da fronteira.

Mais para o norte localiza-se a pacata vila de SÁBIE. mais "rural". Entrando pela sede do distrito de Moamba, percorre-se uma trintena de quilómetros num piso razoável. Vegetação exuberante ladeando a estrada.Os animais bravios de grande porte são vistos frequentemente por ali, leões e elefantes, mormente.

BI

Sábie: posto administrativo do disttrito de Moamba, uns 30 km para o norte, a partir da sede do distrito
Língua mais falada: Xangana
Energia Eléctrica: 24 horas
Rádio mais ouvida: Ligualaguala FM ; Jacaranda FM; Rádio Comunitária de Moamba; Emissor Provincial de Maputo- RM.EP
TV mais vista: SABC
Locutor mais conhecido ( o nome não está claro, mas pareceu-me Nwamba, da Rádio Comunitária de Moamba)Internet: não há local para acesso público e não está disponível na vila


legenda da foto ( recinto da escola primária completa: ao fundo salas de aulas. Primeiro plano: residências dos professores)

Director pedagógico da Escola Primária completa local em conversa comigo. O matagal que se vê foi objecto de comentário. O director assegurou que na semana do início das aulas, os "miúdos" limpariam o terreno. .. Não se pode dizer que haja descuido ou desleixo... está tudo planificado!

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes de mais quero dizer que o tema “Viajando pelo Mundo” é bastante interessante.
“...os “miúdos" limpariam o terreno...”, que miúdos??? Espero que não sejam os próprios alunos!