segunda-feira, 13 de outubro de 2008

engraxar é mais caro


o engraxador de sapatos que habitualmente me presta serviços chamou-me atenção para o facto de o preço de "engraxar" ter subido de 7.50 para 10 meticais ( sapato normal). A medida, tomada numa reunião havida na passada quinta-feira na associação dos engraxadores da cidade, devia entrar em vigor esta segunda-feira, 13.10.08. . Aproveitei a ocasião e fiz 3 perguntas:



1. O preço para engraxar sapatos de homens e mulheres é o mesmo?

R: Sim. O preço é o mesmo. Mas mulheres discutem muito e eu acabo sempre por baixa. Agora que o preço subiu para 10 meticais, às mulheres cobro 7.5 mt.

2. Os engraxadores pagam impostos?quanto e que tipo ?

R: Não sei (depois de algumas explicações conclui que o que se paga é uma taxa fixa anual por alturas da renovação da licença).

3. ao fim do mês ganha mais do que o salário mínimo?

R: (risos) o que ganho dá para viver.

- mas quanto ganha por semana...

R: ....

- uns 200 mt...350... ( um vendedor de recargas de celular que está estabelecido ali próximo, confirma )



Nota:

se essa for a média semanal,certamente o meu entrevistado deverá uns 1200-1500 mt\mês, no mínimo.

1 comentário:

mãos disse...

"engraxar é mais caro"...
De facto, há que facturar quando a temperatura permite, quando temos muitas reuniões, quando o nosso tipo de sapato não apresenta sua pomada no mercado....

A chuva demasiada, estraga o negocio, dai que os 1200 Mt nao existir num mês...e nos outros se calha ultrapassam...um negocio do risco. A boa noticia e que o entrevistado disse que da para sobreviver.

Se existem transportadores semi colectivos piratas, acredito que tambem ha engracadores piratas, ou melhor nao licenciados...quais as multas aplicadas a estes..QUEM OS CONTROLA...