
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
engraxar é mais caro

o engraxador de sapatos que habitualmente me presta serviços chamou-me atenção para o facto de o preço de "engraxar" ter subido de 7.50 para 10 meticais ( sapato normal). A medida, tomada numa reunião havida na passada quinta-feira na associação dos engraxadores da cidade, devia entrar em vigor esta segunda-feira, 13.10.08. . Aproveitei a ocasião e fiz 3 perguntas:
1. O preço para engraxar sapatos de homens e mulheres é o mesmo?
R: Sim. O preço é o mesmo. Mas mulheres discutem muito e eu acabo sempre por baixa. Agora que o preço subiu para 10 meticais, às mulheres cobro 7.5 mt.
2. Os engraxadores pagam impostos?quanto e que tipo ?
R: Não sei (depois de algumas explicações conclui que o que se paga é uma taxa fixa anual por alturas da renovação da licença).
3. ao fim do mês ganha mais do que o salário mínimo?
R: (risos) o que ganho dá para viver.
- mas quanto ganha por semana...
R: ....
- uns 200 mt...350... ( um vendedor de recargas de celular que está estabelecido ali próximo, confirma )
Nota:
se essa for a média semanal,certamente o meu entrevistado deverá uns 1200-1500 mt\mês, no mínimo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
"engraxar é mais caro"...
De facto, há que facturar quando a temperatura permite, quando temos muitas reuniões, quando o nosso tipo de sapato não apresenta sua pomada no mercado....
A chuva demasiada, estraga o negocio, dai que os 1200 Mt nao existir num mês...e nos outros se calha ultrapassam...um negocio do risco. A boa noticia e que o entrevistado disse que da para sobreviver.
Se existem transportadores semi colectivos piratas, acredito que tambem ha engracadores piratas, ou melhor nao licenciados...quais as multas aplicadas a estes..QUEM OS CONTROLA...
Enviar um comentário