sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

MAPIKO







Mapiko é o nome do "teatro" da Associação Cultural "Casa Velha". O Mapiko foi construído por trás do edifício principal da "casa velha", no espaço contíguo ao INDE ( instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação) e Campus central da Universidade Pedagógica, na zona da Polana. Antes, no mesmo sítio, havia árvores de fruta. O teatro Mapiko, como se sabe, é o primeiro e único teatro a céu aberto construído de raiz no país depois da independência. O nome Mapiko foi "roubado" à dança emblemática do povo Makonde, intrépido povo guerreiro e de artes. os makonde habitam nativamente a zona planáltica de Cabo Delgado, norte de Moçambique.
O teatro Mapiko foi um dos epicentro da explosão de teatro verificada no país nos finais da década de oitenta e princípios da de 90. Foi no palco do Mapiko que a "casa velha" brindou o público de Maputo com inesquecíveis performances do "curandeiro a força" (adaptado de Moliere), "três pretendentes, um marido" ( oyono Mbyia), "antigona" ( Sófocles) de entre outras peças maravilhosas.
No Mapiko nasceram e fizeram-se estrelas actores, músicos,coreógrafos, dançarinos, técnicos de cenografia, ilunimotecnia,gestores de cultura, etc.
O mapiko desperta em muita gente saudades. Lembranças inolvidáveis. Histórias que sempre apetece reviver e contar. E chorar de emoção sempre que se evoca tal passado. O mapiko faz parte da vida de muita gente.
ps:
Amigo Lúcio ( lema), estamos juntos no resgatar da mística da Casa Velha e de todas as boas memórias.

Sem comentários: