terça-feira, 13 de janeiro de 2009

scala:truz-truz







O cine-scala, na baixa da cidade de Maputo, é por demais conhecido. É uma sala de projecção de cinema. Que também acolhe o cine-clube.Funciona no mesmo local a promédia. As circunstâncias fizeram do local um marco cultural giro. Incontornável. Porém, nos últimos tempos, andava ali uma pouca vergonha. O café no andar térreo havia dado lugar a uma porquice sem igual ( aliás, comparável a do prédio pott ali ao lado). Há umas semanas, supreendi-me maningue. Há por ali obras. Limpou-se a trampa toda e toc-toc toda a hora.
Como não vi nenhuma placa a explicar de que obra se trata, lá me arranjei e ajeitei, engraxando o sapato. Sem cerimónias, comentei para o engraxador:
eu: finalmente, vocês as pessoas que fazem negócios na esquina deixarão de sentir o cheiro ( apontando as obras)...
o engraxador: hã...o cheiro já acabou... passamos mal aqui. Os marginais vinham cagar,mijar e dormir aqui.
eu: e estão a fazer o quê?
engraxador: vão fazer três lojas. Scala ( o café, presumo), loja de roupa e outra que não sei.
Calei-me. no fim paguei 10 meticais e fui-me embora.

2 comentários:

Anónimo disse...

Fico contente por saber que o rés de chão do cine-scala vai ser reaproveitado e o resto do edifício não vai ser restaurado? Depois das obras mostre uma foto.
Um abraço

Unknown disse...

A minha memoria do Scala: Tou na bicha, sao 6:10h da manha... somos muitos. 6:30h, a bicha avanca... entro e corro para uma mesa de quatro lugares. Sento-me, um copo de leite e dois bolos ja estavam a minha disposicao. Na mesa, tenho a companhia de tres desconhecidos. Num trago, acabo o leite... Arrumo os bolos na pasta. Volto a bicha...

Foi o tempo que frequentei o Scala!
Alguem deve ter uma memoria mais alegre do Scala.